Sobre práticas musicais instrumental e vocal
Autor: Daniel Lemos Cerqueira
Resumo:
Este artigo propõe um modelo teórico que possa fundamentar o ensino e aprendizagem da Performance Musical, explicitando processos envolvidos no estudo e providenciando embasamento científico para o desenvolvimento de ferramentas de estudo individual. A presente proposta baseia-se principalmente na Teoria da Aprendizagem Pianística de José Alberto Kaplan, dialogando com a Psicologia Cognitiva e a Pedagogia dos Instrumentos Musicais.
Palavras-chave: performance musical; educação musical; modelos teóricos.
Autor: MAFFIOLETTI, Leda de A
Resumo:
Existe uma razão pela qual estamos empenhados em a discutir a Educação Musical. Acreditamos da importância dessa área de conhecimento e qualificamos nosso pensar argumentando, discutindo e socializando nossas idéias. Foi pensando no que é comum nos três níveis de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, que optei por expor alguns aspectos referentes à Musicalidade Humana.
Publicação: IV Encontro Regional da ABEM Sul, I Encontro do Laboratório de Ensino de Música/LEM-CE-UFSM.
Autor: Luciane Cuervo
Sumário:
O presente artigo aborda o emprego da música contemporânea no repertório de estudantes e professores de música, acreditando que pode contribuir na interação entre os indivíduos da comunidade musical: o compositor, o intérprete estudante ou profissional e o professor, além do público apreciador. O texto está fundamentado em trabalhos de Antunes e Chueke, os quais afirmam que a diversidade do repertório musical traz benefícios na formação discente. Serão apresentados relatos da prática docente da autora como exercício de reflexão teórica.
Palavras-chave: música contemporânea; flauta doce; criação musical. Introdução
Autor: Renata D’Arc Scarpel
RESUMO:
O presente trabalho teve como objetivo estudar os aspectos fisiológicos do aquecimento e desaquecimento muscular corporal, associando-os ao aquecimento e desaquecimento vocal. Com isso, tentamos explicar fisiologicamente, a importância destes procedimentos de condicionamento vocal.
Autor: Andressa Duarte Bicalho , Mara Behlau e Gisele Oliveira
RESUMO
Objetivos: comparar as respostas de fonoaudiólogas e não-fonoaudiólogas a respeito da própria voz e caracterizar a diferença das mesmas. Método: participaram da pesquisa 200 sujeitos do sexo feminino, sendo 100 fonoaudiólogas e 100 não-fonoaudiólogas, com média de idade de 35 anos. A faixa de tempo de atuação profissional das fonoaudiólogas foi predominantemente 0 a 3 anos (32%). A maior parte delas atuava na área de voz (55%) ou motricidade oral (45%). DESCRITORES: Voz; Auto-Imagem; Percepção da fala
Autor: Vivian Dell’ Agnolo
Resumo.
Este trabalho tem a finalidade de mapear o desenvolvimento do canto em crianças de dois a seis anos de idade, para verificar a validade de alguns modelos propostos por pesquisadores estrangeiros e também avaliar se existe alguma regra para as canções imitativas e espontâneas. Para isso, foi elaborado um questionário para obtenção de informações musicais sobre as crianças e seus pais, bem como sua vida escolar e experiências musicais cotidianas. A presente pesquisa, ainda em andamento, visa verificar se alguns fatores, como por exemplo, a televisão e a escuta musical exercem quaisquer influências sobre o desenvolvimento vocal das crianças.
Autora: Maria Enamar Ramos Neherer Bento e Marly Santoro de Brito
Resumo:
Este trabalho se baseia na trilogia dos aspectos essenciais ao ator – interpretação, corpo e voz – todos voltados para uma atuação mais verdadeira, procurando através dos sentidos, um conhecimento maior do funcionamento do ator como um todo. Partiu-se do princípio que, se podemos improvisar com corpo, podemos mais facilmente improvisar com palavras, com a voz. Neste trabalho foram selecionados exercícios de aquecimento de corpo e de voz, realizados simultaneamente, visando a preparação do ator para as encenações. Palavras-chave | corpo | voz | preparação corporal e vocal.
Autor: David Junker
Resumo:
O propósito do presente artigo é o de tecer comentários sobre as linhas gerais do movimento do canto coral no Brasil, principalmente durante o período do século XX. Este movimento pode ser analisado sob duas vertentes: no âmbito educacional e social, como uma atividade societária.
Autor: Flavia Maria Cruvinel
Resumo:
Este artigo pretende articular alguns questionamentos e reflexões referentes às temáticas tratadas no “Fórum 1 – Educação Musical do Centro-Oeste – o Compromisso com a Escola”, no qual represento o Estado de Goiás na ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical e no “Fórum 2 – O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais na Educação Básica e em Espaços Alternativos” como participante ENECIM – Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical.
Palavras-chave: Educação Musical, Ensino Coletivo de Instrumento Musical, Ensino Musical Escolar.
Autor: Luciane Cuervo
Resumo:
Este trabalho apresenta e discute atividades propostas da área de Educação Musical no contexto da Educação Básica, pública e privada. As autoras, num trabalho colaborativo de concepção e aplicação dessas atividades, apresentam ideias experienciadas na aula de música como disciplina curricular, focando na utilização da flauta doce como instrumento que desenvolve a musicalidade e que fomenta a atividade criativa e a interação afetiva em sala de aula. O texto aborda uma breve fundamentação sobre o conceito de criatividade, passando para a discussão contemporânea sobre musicalidade, discutindo convergências e divergências sobre a presença da flauta doce na Educação Musical.
Palavras-chave: criatividade; flauta doce; educação musical
Autor: Éliton Pereira e Miriã Vasconcelos
Resumo:
Este estudo de pós-graduação analisa as dimensões: pessoal, interpessoal e comunitária – presentes no processo de socialização no canto coral. A hipótese de que a atividade do canto coral implica no desenvolvimento humano enquanto agente socializador é fundamentada por um referencial teórico que tem por base a sociologia, a psicologia educacional e a pedagogia musical.
Palavras-chave: Canto coral, Socialidade, Sociabilidade, Regentes de côro.
Autor: Maria Betânia Parizzi Fonseca
Resumo
O foco deste estudo é a música vocal espontânea - ou canto espontâneo da criança de três a seis anos de idade. A partir da observação de crianças nesta faixa etária, associada à audição crítica de sua produção musical espontânea, levantamos a seguinte hipótese: o canto espontâneo das crianças guarda uma relação significativa com seu desenvolvimento cognitivo. Adotamos como referência as teorias do desenvolvimento musical de Howard Gardner (1973), Keith Swanwick (1988) e David Hargreaves (1996) e a teoria do desenvolvimento de Piaget (1952). O estudo se caracteriza como de delineamento exploratório, utilizando a técnica de análise de produto para analisar quinze produções vocais, selecionadas por tipicidade.
Palavras-chave: canto espontâneo, educação musical, desenvolvimento cognitivo
Autor: Juliana Grassi Pinto Ferreira
Resumo
Abordagem dos aspectos que envolvem a preparação do corista para o exercício do canto coral, com enfase no aquecimento vocal e sua relação com a performance do coro.
Palavras-chave: coro, canto coral, preparação do corista, saúde vocal, aquecimento e desaquecimento vocal.
Autor: Luciane Cuervo
Resumo.
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da fl auta doce de um grupo de 17 sujeitos, com idades entre nove e 13 anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de ensino fundamental e médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apoia-se na concepção de musicalidade como uma característica humana, constituída pela capacidade de geração de sentido musical através de uma performance expressiva.
Palavras-chave: musicalidade, fl auta doce, performance musical.
Autor: Snizhana Drahan
Resumo:
O presente trabalho considera o conceito “percepção vocal”, incluindo suas funções e recursos, como a capacidade de ouvir, conscientizar e fazer, através dos seguintes tipos de recepção sensorial: controle auditivo, sensação muscular, sensibilidade vibracional e visão. Uma breve descrição sobre cada um deles revela a sua importância no processo de desenvolvimento de uma percepção profissional. Ao mesmo tempo é analisada a interligação da percepção vocal com outra habilidade auditiva, a percepção interna, determinando as diferenças e as peculiaridades no processo vocal. A discussão a respeito destes elementos chama atenção para outras habilidades ligadas à percepção, que são a memória musical e a recepção musical.