Infantil

Onde está a gatinha

 

Autor: Daniel Lemos Cerqueira

Resumo:

Este artigo propõe um modelo teórico que possa fundamentar o ensino e aprendizagem da Performance Musical, explicitando processos envolvidos no estudo e providenciando embasamento científico para o desenvolvimento de ferramentas de estudo individual. A presente proposta baseia-se principalmente na Teoria da Aprendizagem Pianística de José Alberto Kaplan, dialogando com a Psicologia Cognitiva e a Pedagogia dos Instrumentos Musicais.

Palavras-chave: performance musical; educação musical; modelos teóricos.

>>

 

Brincando com massinha

 

Autor: Luciana Feres Nagumo

 

Objetivo:

Desenvolver a criatividade e habilidades motoras; trabalhar e interiorizar a duração dos sons; trabalhar canto, re per - tó rio e respiração.

>>

 
Conscientização de altura e direção sonora

 

Autor: Olga R. Gomiero Molina

Objetivos:

Vivência dos intervalos musicais mais simples aplicados a canções pedagógicas, tais como previstos por E. Willems. Embora o foco da aula seja a sensibilização de alturas, é preciso notar que a percepção dessa propriedade não se dá fora do tempo (duração), das características materiais dos instrumentos utilizados (timbre) e também da intensidade.

>>

Pré-alfabetização Musical: duração e altura

 

Autor: Luciane Cuervo

Sumário:

O presente artigo aborda o emprego da música contemporânea no repertório de estudantes e professores de música, acreditando que pode contribuir na interação entre os indivíduos da comunidade musical: o compositor, o intérprete estudante ou profissional e o professor, além do público apreciador. O texto está fundamentado em trabalhos de Antunes e Chueke, os quais afirmam que a diversidade do repertório musical traz benefícios na formação discente.

Palavras-chave: música contemporânea; flauta doce; criação musical. Introdução

>>

Desenhando sons: gesto/movimento/grafismo

 

Autor:Teca Alencar de Brito

Objetivos:

Perceber eventos sonoros distintos e conscientizar algumas de suas características; Desenvolvimento de conexões entre a escuta e o gesto pro - dutor de sons; Ampliar a capacidade de atenção e de concentração; Introduzir o conceito de registro dos sons; Desenvolvimento do gesto e da expressão corporal.

>>

 

Um bolo musical

 

Autor: Teca Alencar de Brito

Objetivos:

Desenvolvimento de escutas atentas e criativas; Pesquisar e explorar diferentes materiais sonoros e modos de ação; Vivenciar o conceito de timbre, andamento e a transforma - ção da intensidade e da densidade dos sons; Vivenciar o conceito da forma, ou seja, da disposição ou mo do de estruturar os elementos sonoros; Desenvolver a concentração, relacionamento e a capacida - de de compartilhar e colaborar em projetos coletivos.

>>

 
Brincadeiras cantada

 

Autora: Maria Enamar Ramos Neherer Bento e Marly Santoro de Brito

Resumo:

Este trabalho se baseia na trilogia dos aspectos essenciais ao ator – interpretação, corpo e voz – todos voltados para uma atuação mais verdadeira, procurando através dos sentidos, um conhecimento maior do funcionamento do ator como um todo. Partiu-se do princípio que, se podemos improvisar com corpo, podemos mais facilmente improvisar com palavras, com a voz. Neste trabalho foram selecionados exercícios de aquecimento de corpo e de voz, realizados simultaneamente, visando a preparação do ator para as encenações. Palavras-chave | corpo | voz | preparação corporal e vocal.

>>

Brincadeiras ritmadas

 

Autor: Luciene Silva

Objetivos:

Muitas brincadeiras ritmadas como as de corda, mão, fórmulas de escolha, parlendas e quadrinhas trazem ritmos fáceis, constituindo-se num rico material para a introdução da leitura rítmica. Brinca-se naturalmente e esse repertório passa a constituir uma base para todo o processo da educação musical.

>>