Sobre musicalidade
Autor: Luciane Cuervo
Resumo:
Esse trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que tem por objetivo delinear e compreender as concepções de musicalidade entre professores de música em formação na educação a distância do Programa de Licenciatura em Música (ProlicenMus) e no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entendendo que essas concepções se refletem e orientam as estratégias metodológicas viabilizadoras das práticas musicais em sala de aula.
Palavras-chave: musicalidade, modalidades presencial e a distância.
Autor: MAFFIOLETTI, Leda de A
Resumo:
Existe uma razão pela qual estamos empenhados em a discutir a Educação Musical. Acreditamos da importância dessa área de conhecimento e qualificamos nosso pensar argumentando, discutindo e socializando nossas idéias. Foi pensando no que é comum nos três níveis de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, que optei por expor alguns aspectos referentes à Musicalidade Humana. A crença de que ela pode ser desenvolvida em todas as pessoas nos leva a refletir sobre as contradições do cotidiano: porque as pessoas amam tanto a música e tão poucas se dedicam a desenvolver sua capacidade musical?
Publicação: IV Encontro Regional da ABEM Sul, I Encontro do Laboratório de Ensino de Música/LEM-CE-UFSM.