Fundamental 1

1 2 3 4 Rá!

 

Autor: Carols Kater

Objetivos:

• Vivência lúdica de prática interpretativa;

• Desenvolvimento da expressão (pessoal, gestual, sonora);

• Desenvolvimento da criatividade;

>>

A descoberta das alturas

 

Autor:Camila Carrascoza Bonfim

Objetivo:

A experiência melódica, quando unida à prática rítmica e ao uso do corpo, se desenvolve de forma orgânica, integral, remetendo à proposta de educação musical de Jacques-Dalcroze. São trabalhadas aqui questões relativas à altura do som, procurando demons trar, e aos poucos dimensionar, as diferenças entre grave e agudo. Este exercício também foi pensado como uma primeira forma de contato com o conteúdo e pode ser expandido, respeitando o desenvolvimento do grupo. Como o pú blico-alvo é formado de crianças pequenas, o exercício não será teorizado, apenas executado, “brincado” e explorado, como forma de vivenciar o conceito de altura em música.

>>

Desenhando sons, esculpindo ruídos

 

Autor: Pedro Paulo Salles

Objetivos:

Desenvolver a escuta atenta e ativa através da representação visual da música e dos sons. Familiarização com as características dos sons — objetivas e subjetivas — contidos nas músicas, e também com as diferentes formas de organização de sons e as diferentes estruturas sonoras perceptíveis. Apreensão da música pela crian - ça, ou seja, a identificação simbólica da criança com as músicas ouvidas.

>>

Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical

 

Autor:MarisaTrench de Oliveira Fonterrada

Objetivo:

Colocar os participantes em contato com possibilidades de criação e experimentação musical, como parte do desenvolvimento de suas capacidades musicais, a partir de textos variados. Ao final da atividade, ele terá aprendido a criar a partir do conceito de música como organização dos sons; perceberá, também, que os critérios que definem a qualidade da peça se constituirão a partir da escuta, da sensibilidade e da reflexão pessoal e do grupo.

>>

 

Forma e arranjo: os quadradinhos

 

Autor: Ricardo Brein

Objetivos:

Ao final da sequência de atividades, os alunos terão vivido uma primeira experiência de elaboração de arranjo de uma canção, que envolve conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da linguagem musical.

>>

O pré-passo

 

Autor: Lucas Ciavatta

Objetivos:

• evidenciar a importância de olhar o movimento do outro para tocar junto (exercício I);

• evidenciar a possibilidade de utilizar o andar para ter referências sólidas ao tocar ou cantar (exercício II). Esta atividade trabalha habilidades e compreensões caras a qualquer um que queira se aproximar da música, independentemente da forma que utilize para este fim:

 

>>

 

 
O corpo muhpsoisical – jogo do eco

 

Autor: André Hosoi, João Simão e Maurício Mass

Objetivos:

Explorar timbres e possibilidades sonoras que o corpo é capaz produzir. Aprender a fazer sons com palmas e pés.

>>

O corpo musical - sons do mundo: uma história sonorizada

 

Núcleo Barbatuques® (André Hosoi, João Simão e Maurício Maas)

Objetivos:

Objetivo: Continuar a explorar as possibilidades sonoras que o corpo é capaz produzir. Relembrar os timbres aprendidos na prática anterior (9) e introduzir as possibilidades de sonoridades com a boca, incluindo variações com a voz e percussão vocal. Utilizar os recursos corporais sonoros para reproduzir sons exteriores (instrumentos musicais, sons da natureza, do mundo entre outros).

>>

Musicando pinturas, barulhando desenhos

 

Autor: Pedro Paulo Salles

Objetivos:

Fazer música a partir de desenhos e pinturas. Desenvolver o conhecimento de estruturas pictóricas a partir de um pensamento musical posto em prática. Por esse motivo, essa atividade exige um conhecimento básico de artes visuais, o que sugere que seria proveitoso buscar uma parceria com o professor desta área. Desenvolver nos alunos a capacidade de criação musical, de prática musical em conjunto, de interpretação de símbolos (desenvolvimento de uma hermenêutica) e de leitura musical de elementos visuais, como se faz com uma partitura, com a diferença de que, aqui, as regras de leitura serão determinadas pelos próprios sujeitos.

>>

 
Música de armar 1 – o silêncio

 

Autor:Regina Porto

Objetivos:

• Preparação para o estado de escuta.

• Noção de silêncio “ativo”.

• Treinamento da escuta.

>>

 

Música de armar 2 – o pulso

 

Autor: Regina Porto

Objetivos:

• Noção de tempo, andamento e métrica.

>>

Música de armar 3 – a altura

 

Autor: Regina Porto

Objetivos:

Afinação, noção intuitiva do sistema diatônico.

>>

Música de armar 4 – a escala

 

Autor: Regina Porto

Objetivos:

Senso de forma, memória, criação coletiva.

>>

Música de armar 5 – a criação

 

Autor: Regina Porto

Objetivos:

Senso de forma, memória, criação coletiva.

>>

Rondó dos sapatos

 

Autor:MarisaTrench de Oliveira Fonterrada

Objetivo:

Exploração de sonoridades de objetos comuns do cotidiano, transformando-os em instrumentos musicais. Neste caso, a proposta limita-se aos sapatos, mas outras semelhantes podem utilizar recursos sonoros diversos, co mo objetos que tenham sons interessantes, papéis de diferentes qualidades, e outros.

 

>>

Saltos no tempo - a cruz

 

Autor: Lucas Ciavatta

Objetivos:

Os conhecimentos musicais necessários são mínimos: ter al - guma noção de regularidade e saber contar até quatro. Vá rios aspectos musicais e extra-musicais podem, e de - vem, ser levantados: risco, responsabilidade, trabalho em grupo, rigor, atenção ao outro. A ideia inicial é simples: saltar exatamente para o lugar que alguém estava ocupando, no exato momento em que este alguém salta para um outro lugar. A partir daí, seguimos criando uma série de desdobramentos. Aqui você vai encontrar o primeiro “desenho”: a Cruz. Tenha ela como base e pense também em criar novos “dese nhos” junto com seus alunos.

>>