Fundamental 1
Autor: Carols Kater
Objetivos:
• Vivência lúdica de prática interpretativa;
• Desenvolvimento da expressão (pessoal, gestual, sonora);
• Desenvolvimento da criatividade;
Autor:Camila Carrascoza Bonfim
Objetivo:
A experiência melódica, quando unida à prática rítmica e ao uso do corpo, se desenvolve de forma orgânica, integral, remetendo à proposta de educação musical de Jacques-Dalcroze. São trabalhadas aqui questões relativas à altura do som, procurando demons trar, e aos poucos dimensionar, as diferenças entre grave e agudo. Este exercício também foi pensado como uma primeira forma de contato com o conteúdo e pode ser expandido, respeitando o desenvolvimento do grupo. Como o pú blico-alvo é formado de crianças pequenas, o exercício não será teorizado, apenas executado, “brincado” e explorado, como forma de vivenciar o conceito de altura em música.
Autor: Pedro Paulo Salles
Objetivos:
Desenvolver a escuta atenta e ativa através da representação visual da música e dos sons. Familiarização com as características dos sons — objetivas e subjetivas — contidos nas músicas, e também com as diferentes formas de organização de sons e as diferentes estruturas sonoras perceptíveis. Apreensão da música pela crian - ça, ou seja, a identificação simbólica da criança com as músicas ouvidas.
Autor:MarisaTrench de Oliveira Fonterrada
Objetivo:
Colocar os participantes em contato com possibilidades de criação e experimentação musical, como parte do desenvolvimento de suas capacidades musicais, a partir de textos variados. Ao final da atividade, ele terá aprendido a criar a partir do conceito de música como organização dos sons; perceberá, também, que os critérios que definem a qualidade da peça se constituirão a partir da escuta, da sensibilidade e da reflexão pessoal e do grupo.
Autor: Ricardo Brein
Objetivos:
Ao final da sequência de atividades, os alunos terão vivido uma primeira experiência de elaboração de arranjo de uma canção, que envolve conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da linguagem musical.
Autor: Lucas Ciavatta
Objetivos:
• evidenciar a importância de olhar o movimento do outro para tocar junto (exercício I);
• evidenciar a possibilidade de utilizar o andar para ter referências sólidas ao tocar ou cantar (exercício II). Esta atividade trabalha habilidades e compreensões caras a qualquer um que queira se aproximar da música, independentemente da forma que utilize para este fim:
Autor: André Hosoi, João Simão e Maurício Mass
Objetivos:
Explorar timbres e possibilidades sonoras que o corpo é capaz produzir. Aprender a fazer sons com palmas e pés.
Núcleo Barbatuques® (André Hosoi, João Simão e Maurício Maas)
Objetivos:
Objetivo: Continuar a explorar as possibilidades sonoras que o corpo é capaz produzir. Relembrar os timbres aprendidos na prática anterior (9) e introduzir as possibilidades de sonoridades com a boca, incluindo variações com a voz e percussão vocal. Utilizar os recursos corporais sonoros para reproduzir sons exteriores (instrumentos musicais, sons da natureza, do mundo entre outros).
Autor: Pedro Paulo Salles
Objetivos:
Fazer música a partir de desenhos e pinturas. Desenvolver o conhecimento de estruturas pictóricas a partir de um pensamento musical posto em prática. Por esse motivo, essa atividade exige um conhecimento básico de artes visuais, o que sugere que seria proveitoso buscar uma parceria com o professor desta área. Desenvolver nos alunos a capacidade de criação musical, de prática musical em conjunto, de interpretação de símbolos (desenvolvimento de uma hermenêutica) e de leitura musical de elementos visuais, como se faz com uma partitura, com a diferença de que, aqui, as regras de leitura serão determinadas pelos próprios sujeitos.
Autor:Regina Porto
Objetivos:
• Preparação para o estado de escuta.
• Noção de silêncio “ativo”.
• Treinamento da escuta.
>>
Autor:MarisaTrench de Oliveira Fonterrada
Objetivo:
Exploração de sonoridades de objetos comuns do cotidiano, transformando-os em instrumentos musicais. Neste caso, a proposta limita-se aos sapatos, mas outras semelhantes podem utilizar recursos sonoros diversos, co mo objetos que tenham sons interessantes, papéis de diferentes qualidades, e outros.
Autor: Lucas Ciavatta
Objetivos:
Os conhecimentos musicais necessários são mínimos: ter al - guma noção de regularidade e saber contar até quatro. Vá rios aspectos musicais e extra-musicais podem, e de - vem, ser levantados: risco, responsabilidade, trabalho em grupo, rigor, atenção ao outro. A ideia inicial é simples: saltar exatamente para o lugar que alguém estava ocupando, no exato momento em que este alguém salta para um outro lugar. A partir daí, seguimos criando uma série de desdobramentos. Aqui você vai encontrar o primeiro “desenho”: a Cruz. Tenha ela como base e pense também em criar novos “dese nhos” junto com seus alunos.