Fundamental 2

Jogos rítmicos, motores e sociais

 

Autor: Marcelo Petraglia

Objetivos: Desenvolver a habilidade rítmico-motora e espaço-temporal no plano individual e social. Ao seexercitar nesta prática, o aluno consolidará seu senso rítmico e sua coordenação motora. Desenvolverá uma sensibilidade para o fluxo rítmico tanto individualmente como na inte - ração em grupo. Sensibilizar-se-á para o valor do resul - ta do coletivo que, mesmo dependente do resultado in - dividual, transcende este último.

 

>>

Aprendendo uma canção - sequência didática

 

Autor: Ricardo Breim

Objetivos: A presente atividade tem por objetivo trabalhar a apreciação, a percepção e a produção por parte dos alunos.

 

>>

 

 

 

Conhecendo o bumba boi

 

Autor: Renata Amaral

Objetivos: Noções de pulso e ritmo, subdivisões do pulso, introdução ao conceito de compasso.

>>

 
Acompanhe a pulsação - prática para um fazer musical inclusivo

 

Autor: Viviane dos Santos Louro

Objetivos: Noção de pulsação; dissociação de timbres; princípio básico de leitura musical.

 

>>

 

Lençol vazado - prática para um fazer musical inclusivo

 

Autor: Viviane dos Santos Louro

Objetivos: Consciência e dissociação de timbres. Atenção seletiva auditiva; noção espacial; associação de conteúdos (vi - sual/auditivo); coordenação motora; concentração; la - te ralidade (noção de direita e esquerda); equilibração, tonicidade, participação em grupo; raciocínio lógico e estratégico.

>>

Conhecendo seu povo pela música

 

Autor: Ivan Vilela

Objetivo: Conhecer história e costumes do povo brasileiro a partir da audição musical.

>>